segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DOSSIÊ:EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLUME ESPECIAL

Apresentamos o lançamento do Dossiê Temático: Educação Ambiental como fruto da premiação obtida junto a Associação Nacional de Pós Graduação em Educação/ANPED. A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) da Universidade Federal do Rio Grande/FURG de circulação nacional e internacional (on-line) possui periodicidade semestral de conteúdo científico na área, tendo como objetivo principal a veiculação de resultados de pesquisa relacionados à Educação Ambiental como uma área de pesquisa no Brasil e América Latina. Avaliada como B2 pela CAPES e pela ANPED fomos considerados um periódico que atende as exigências de uma revista de alcance nacional pela qualificada produção na área. O periódico encontra-se vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA.
Para esse Volume Especial, Dossiê: Educação Ambiental, enfocamos uma abordagem voltada à experiência de múltiplas estratégias pedagógicas de educação ambiental nas escolas e seus impactos na comunidade escolar e na aprendizagem e nos desafios e contradições apresentados pela questão da sustentabilidade para a educação ambiental no âmbito local, regional, nacional e planetário. Discutem-se os conceitos foucaultianos de biopoder e biopolítica, em termos de suas origens, usos e imbricações com a Modernidade e com a formação dos Estados modernos; o entrelaçar da literatura, educação ambiental e a própria infância; o sentido de pertencimento, primordial nas relações do sujeito com o meio, que pode ser fruto das conexões entre Arte e Educação Ambiental, áreas que se aproximam e se complementam, potencializando processos sociais interativos, criativos e cognitivos.
O periódico traz uma reflexão sobre o acelerado processo de urbanização e a transformação de cidades em metrópoles e de metrópoles em megalópoles, juntamente com o atual modelo de produção capitalista que têm provocado inúmeros problemas para a destinação do grande volume de resíduos sólidos gerados; a importância da Educação para o Meio Ambiente no sentido de contribuir na construção de uma sociedade que busque justiça socioambiental; a possibilidade de mudanças de mentalidade da sociedade; o perfil sócio-econômico dos catadores organizados em cooperativas; agorecologia escolar; a temática ambiental na universidade, no contexto da sociedade globalizada; assim como a proposta de horta vertical como espaço de promoção do contato com a natureza.
            O lançamento faz parte da programação do VI EDEA, que estará ocorrendo no CIDEC/SUL – Campus Carreiros/FURG e está previsto para o dia 25 de Setembro, das 17:30h as 19:00h, em Rio Grande/RS.

Os Editores

REMEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário